Aprenda como implementar Big Data Analytics no seu negócio!

Aprenda como implementar Big Data Analytics no seu negócio!

5.00/5 (1 voto)
Por ROI Mine

Pense no mundo dos negócios como uma grande mesa cheia de cadeiras! De certo, todos querem estar nos melhores lugares e serem bem servidos. Mas, atualmente, só consegue fazer parte disso quem toma decisões e faz aplicações com base em dados

Isso porque tal estratégia cria certa vantagem competitiva em estar sempre um passo à frente, tendo uma visão e expectativa realista a respeito do mercado! 

Sendo assim, podemos ver o Big Data Analytics como algo fundamental para qualquer empresa e até profissionais autônomos – até porque, os próprios consumidores buscam empresas confiáveis e com resultados diferenciais comprovados em números.

Pelo fato do termo ainda ser mal compreendido por muitos profissionais, estamos aqui para explicar qual a melhor maneira de implementar a ferramenta e mostrar como esta pode ser eficiente quando sabemos explorar todo seu potencial!

 

O que é Big Data Analytics?

Podemos dizer que, basicamente, o big data analytics é um conjunto ferramentas e métodos. Tudo isso é destinado para: coletar, organizar e analisar um grande número de dados para descobrir padrões, além de identificar outras informações úteis para o negócio! 

É usado para ajudar na interpretação de informações de áreas diferentes. Também tem participação significante na identificação dos padrões de consumo – o que é importante para investir em estratégias de vendas com potencialização, aumentar a eficiência de processos/desempenho de operações internas e facilita a comunicação entre consumidor e vendedor. 

 

Vantagens de implementar a estratégia

Entre todos os recursos proporcionados pelo big data analytics, podemos dizer que o fato de apresentar análises de informações sobre o comportamento dos clientes e o respectivo perfil ideal de compra. 

Entende-se então que, sabendo usar, a estratégia com big data analytics pode oferecer oportunidades para investir de forma mais assertiva em suas ações de marketing (tanto tradicionais quanto digitais) e também melhorar a abordagem de vendas.

Com essas vantagens, seria a solução ideal para ajudar a diminuir a desigualdade do mercado do e-commerce! 

 

Qual a melhor forma de implementar o Big Data Analytics?

Embora seja importante para diversos segmentos, não existe nenhum tipo de material ou maneira específica (padrão) que indique como iniciar ou concluir um projeto de big data analytics

Isso porque existem muitas variáveis em cada caso de uso, como por exemplo: fornecedores, tendências de mercado, ferramentas utilizadas e acesso a tecnologia. Todos esses fatores podem impactar o projeto e até causar paralisia nas decisões! 

O segredo é focar em seus objetivos de negócio ao invés de investir somente nos novos recursos tecnológicos adotados por modismo. 

Para ter uma base de projeto, responda algumas questões em conjunto com sua equipe:

Para explorar as expectativas da organização em projetos de Big Data, recomendamos definir algumas questões em conjunto com sua equipe. É importante começar estabelecendo o objetivo do projeto e identificar em que direção o negócio está indo!

Feito isso, vocês devem reconhecer quais são os obstáculos para chegar em seus objetivos e quem são os principais interessados no sucesso do projeto (elencando quais são seus papéis).

Por fim, estudem o caso de uso de Big Data mais importante determinado pelas principais partes interessadas!

 

Desafios de conseguir adotar o método em sua empresa

Quem pretende adotar as práticas do big data analytics em sua empresa deve estar preparado para enfrentar desafios e ter boa visão de negócio! 

Os principais desafios que empresas podem passar são:

  • Acesso a fontes de dados: dentro ou fora de uma organização, é muito difícil ter acesso a todas as fontes de dados e informações em geral, que tendem a estar espalhadas em locais e sistemas diferentes. Portanto, além de encontrá-las, será preciso ter muito esforço para conduzir sua integração;
  • Encontrar ferramentas adequadas: uma vez que temos acesso a uma fonte de informações, o desafio é ter ferramentas adequadas para coletá-las. Posteriormente, com isso será feito um banco de dados e softwares tradicionais que podem contribuir para tomadas de decisões importantes;
  • Minerar dados e realizar análises: tendo acesso às informações, chega a hora de encontrar questões relevantes que podem ser usadas com alguma finalidade. Isso demanda um longo e detalhado processo de mineração e análise; 
  • Investir em estruturas de hardwares e softwares: chegamos ao desafio que pode ser classificado como mais caro e mais trabalhoso. Para analisar as informações desconexas e identificar padrões, é preciso manter uma estrutura de hardware e softwares eficientes. 

Nesse caso, para ter melhor custo x benefício, é interessante buscar parceiros  especialistas em Big Data Analytics que podem te oferecer sistemas e até insights!

Quanto mais específicas e conectadas aos seus objetivos de negócio forem suas respostas, maior a chance do projeto ter sucesso e superar todos esses desafios apresentados.

Entre em Contato


Cadastre-se para receber
informações que te ajudarão
a se destacar no mercado