Black friday: como montar um planejamento estratégico?

A black friday já começou para o marketing digital: escassez, aquecimento, antecipação e urgência são as palavras-chave para essa data!

A Black Friday já começou! Sim, você  não leu errado. Ainda estamos em setembro, exatamente 2 meses antes da chegada do dia das melhores promoções e mais expressivas deste ano. Mas para o marketing digital essa data começou há algum tempo.

Essa época é a segunda mais importante para o mercado varejista e a 2ª mais  esperada pelos consumidores. Fica atrás apenas do evento natalino, que movimenta mais de 30 bilhões de reais por ano.

Por isso, muitas pessoas costumam economizar alguns meses antes e aguardam ansiosamente o dia da Black Friday para aproveitar essas promoções.

Esse dia foi criado nos Estados Unidos como uma antecipação das vendas de Natal. No entanto, a ideia se popularizou e ganhou espaço no mercado de diversos países. Para nós brasileiros que amamos uma oferta, não foi diferente!

Tornou-se uma excelente oportunidade para empresas lucrarem muito mais do que no restante do ano. Para isso, precisam traçar estratégias que tragam mais resultados para a marca – dentre essas, as de marketing digital. 

Essas técnicas de performance online são extremamente importantes para o sucesso de empresas na Black Friday, porque é preciso mais do que estar na internet. O objetivo mais importante e desafiador é se diferenciar da concorrência.

Entre tantos sites vendendo o mesmo que você, como se destacar e conseguir mais clientes? Com o Marketing Digital! Entenda como essa estratégia funciona, como colocá-la em prática e muito mais.

Marketing digital para Black Friday: por onde começar?

Por ser uma data que causa tanta expectativa nos consumidores em geral, é quase que uma obrigação para os lojistas aproveitarem a ocasião e intensificarem o faturamento no fim de ano.

As estratégias de marketing digital, portanto, são ferramentas para tornar essa lucratividade possível. Seja para loja física ou um e-commerce, essas técnicas ajudam na atração de clientes, no aumento de vendas, fidelização de consumidores, fortalecimento de marca e muito mais.

É claro que a estratégia exige bom planejamento, conteúdos de qualidade e muita criatividade. Sabendo disso, fica a dúvida: por onde começar? 

Para empresas que não entendem de marketing digital, são leigos no assunto, o ideal é procurar por agências especializadas.

Essas empresas contam com equipes de profissionais especializadas em cada estratégia de marketing digital para Black Friday. Essas equipes conseguem fazer um bom planejamento e traçar campanhas de sucesso conforme as necessidades de cada um.

Isso porque marketing digital é um conjunto de estratégias que visam, em conjunto, melhorar os resultados de um site na internet. Neste grupo há técnicas de SEO, performance, gestão de mídias sociais, marketing de conteúdo, design, desenvolvimento web, entre outras.

Comece pelo planejamento de marketing digital

O primeiro passo é realizar um planejamento estratégico de marketing digital. Sem uma base, muitas empresas começam as campanhas baseadas em achismos, dados equivocados e não conseguem os resultados esperados.

Então, o ideal é analisar como o site está, as métricas, taxa de rejeição, conversão, qual o público-alvo da marca, canais de atuação, diferenciais, montar uma persona, definir orçamento e todos os fatores necessários para a realização da campanha.

Basicamente, é a construção da estratégia, um documento que será utilizado em toda a campanha com o objetivo de determinar as metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo.

Faça um cronograma de atividades para Black Friday

Depois, é a hora de montar um cronograma para conseguir alcançar o objetivo de vender mais na Black Friday. Como conseguir isso? Fazendo anúncios pagos, impulsionando publicações, colocando as técnicas de SEO em prática e melhorar a responsividade do site.

No cronograma é preciso definir quem fará o que e quando isso acontecerá. SEO, por exemplo, é uma estratégia orgânica que deve ser iniciada o quanto antes para gerar resultados. Por isso, deve ser o primeiro passo na estratégia. 

Além disso, é necessário configurar o site para melhorar tempo de carregamento, taxa de conversão, erros de URLs, entre outras tarefas. São ações fundamentais para receber qualquer outra medida técnica. Também é importante colocar essas mudanças como prioridade. 

Reforçando: o cronograma será fundamental e indispensável para organizar toda a campanha e entender quando cada coisa precisa ser feita. Afinal, não faz sentido publicar um post sobre uma oferta feita para o dia da Black Friday em setembro.

Trabalhe os seguintes termos:  escassez, aquecimento, antecipação e urgência

A Black Friday é um momento de muitos sentimentos para os consumidores e é exatamente isso que devemos explorar nas ações de marketing digital. A sensação de escassez, por exemplo, faz com que a pessoa queira comprar o quanto antes para não acabar a promoção e ela ficar sem o produto.

É legal utilizar frases como “últimas unidades”, “por tempo limitado”, “promoção até 15h00”, entre outras nesse sentido. 

Case real

Em 2020, a Magazine Luiza trouxe um modelo de venda diferente que trazia bastante essa sensação.

Foi um mês inteiro de ofertas imperdíveis, no entanto, em cada dia havia uma lista selecionada de produtos em promoções. Quando os itens acabassem ou passasse da 00h, a lista de ofertas mudava.

Ou seja, quando o usuário entrava no site, via o que desejava por um valor mais barato, logo comprava para não deixar a oportunidade passar. Foi uma sacada genial e muito bem divulgada!

Aquecimento: neste sentido, as empresas devem começar a fazer posts e conteúdos com certa antecedência, divulgando que a Black Friday da marca está para começar e será um momento de descontos imperdíveis.

É uma questão de instigar os clientes para que fiquem de olho no site da loja. 

A antecipação também está relacionada a gerar expectativas nos clientes, ativando o gatilho mental da curiosidade.

Com isso, este fator cria a sensação de urgência no público, fazendo com que eles “precisem” ter o seu produto o quanto antes para não perder a oportunidade.

Coloque em prática com ajuda profissional

Tudo o que foi falado é mais complexo do que parece! São diversas técnicas e detalhes para colocar essas estratégias em prática. Dessa forma, é fundamental ter bastante conhecimento na área para realizar tudo da melhor forma – trazendo campanhas segmentadas, ativando gatilhos mentais, focadas nas metas da empresa. 

Ter um apoio profissional nesse momento é importante para agregar conhecimento e técnica nas campanhas.

Eles trarão as ações que mais fazem sentido para cada público, segmento, porte e modelo de atuação da empresa. 

Também as colocarão em prática por um ótimo custo-benefício e de maneira que os resultados venham com consistência.

Procure empresas com equipes para criação de conteúdos, designers, analistas, desenvolvedores, entre outros profissionais extremamente qualificados.

Esses profissionais têm o que é preciso para gerar resultados efetivos, que fazem a diferença para empresas. Na Black Friday, são o gás que a sua marca precisa para atingir resultados incomparáveis!

E ai?! Está esperando o que para fazer com que 2021 seja o ano pra você?