O que você precisa saber sobre as atualizações do Google para ter sempre um bom site?

O que você precisa saber sobre as atualizações do Google para ter sempre um bom site?

Já é de se esperar que a página de pesquisa mais conhecida do mundo receba bilhões de consultas de diferentes países todos os dias (em 150 idiomas). 

Em razão disso, os sistemas automatizados do Google reúnem as informações mais relevantes e confiáveis ​para ajudar todo usuário a encontrar o que procura e entrega os melhores resultados seguindo um tipo de escala. 

Essa ação que parece muito simples quando vemos funcionando requer muitos sistemas diferentes, e faz com que sejam atualizados em busca de maneiras que continuem cumprindo com o principal objetivo do grande buscador: exibir os resultados mais úteis possíveis.

Sendo assim, praticamente todos os dias o Google lança pelo menos uma alteração para melhorar os resultados da pesquisa. Ainda que a maioria dessas mudanças não seja perceptível para usuários comuns, todas contribuem neste processo de aprimoramento contínuo.

De acordo com o Google, os processos de avaliação mostram que o número de resultados irrelevantes na página de resultados de pesquisa diminuiu mais de 40% nos últimos cinco anos. E devemos isso às melhorias! 

É óbvio que nem tudo são flores. As possibilidades de queda de desempenho são reais, e os proprietários desses sites devem buscar medidas para reverter esse resultado. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com a intenção de divulgar informações necessárias para que façam as mudanças certas. Além do mais, vale mencionar que talvez não haja qualquer problema a ser corrigido.

Quando o Google decide fazer mudanças?

À medida que novos sites são desenvolvidos e o comportamento na web muda, as atualizações contínuas são indispensáveis.

Às vezes, as atualizações provocam mudanças mais marcantes. Nesses casos, o Google transmite notificações sobre essas melhorias, comunicando informações que podem ser úteis para proprietários de sites, produtores de conteúdo ou outros usuários. Esses avisos com orientações podem vir com antecedência ou não.

Os algoritmos e sistemas de pesquisa passam por atualizações amplas várias vezes por ano. As mais marcantes e significativas são chamadas de “atualizações principais”, já que costumam ter efeitos mais evidentes e impactantes – como aconteceu com milhares de sites no lançamento do BERT

Esses efeitos podem ser perdas ou ganhos durante a implementação dessas mudanças.

Por que o Google não avisa sobre as atualizações?

Geralmente as pessoas que usam o Google como uma ferramenta de pesquisa, que são os usuários, não percebem essas atualizações. Mesmo assim, podem ajudar de outra forma. É comum que o Google faça questionários para que os internautas respondam se o buscador está realmente fornecendo ótimos resultados ou indiquem o que precisa ser revisado.

Além dessas pesquisas, são feitos diversos diagnósticos pela própria equipe do Google – como é de se esperar!

Já que existem diversas atualizações incrementais e extremamente técnicas, a divulgação em detalhes dessas intervenções não é vista como algo útil para o Google. No entanto, utilizam canais oficiais para fazer isso quando sentem que há informações acionáveis ​(as quais podem ser aplicadas por proprietários de sites, produtores de conteúdo ou outros).

Saiba mais sobre as atualizações principais 

O que fazer quando perder desempenho de site depois de uma atualização? Não se desespere! Não há nada de errado com isso. 

Não significa que você perdeu tudo que investiu nele, afinal, suas páginas não estarão violando as diretrizes para webmasters do Google e nem foram submetidas a uma ação manual ou algorítmica (como pode acontecer com sites que não seguem as boas práticas de SEO). 

As atualizações principais não são feitas para páginas ou sites específicos. Na realidade, servem para melhorar a maneira como os sistemas do Google avaliam o conteúdo em geral. Inclusive, elas podem até melhorar o desempenho de algumas páginas que não tinham resultados à altura.

Como funciona uma atualização do Google principal?

Para entender como uma atualização principal funciona, imagine que você fez uma lista dos cem melhores filmes em determinado ano. Se você for analisar e reavaliar essa mesma lista alguns anos depois, naturalmente, os títulos serão diferentes.

Alguns filmes que não existiam antes e já ganharam seu coração podem acabar entrando em sua lista. Talvez você também faça justiça a alguns títulos que já estavam nela e identifique que merecem uma classificação melhor.

Ainda que a lista fique diferente, não significa que os filmes que foram para posições mais baixas são ruins. Apenas existem outros que merecem uma classificação melhor.

Com esse exemplo, percebemos que: a longo prazo, melhorar os sistemas dessa forma é como o Google consegue continuar melhorando a “Pesquisa” e enviar mais tráfego para sites na web todos os anos.

O que fazer quando acontece uma queda de desempenho?

Como foi dito acima, as páginas que apresentam uma queda de desempenho após uma mudança de algoritmo não necessariamente precisam de correções. Mesmo assim, é compreensível que os proprietários de sites nessa situação se preocupem em fazer alguma coisa.

Nesse caso, a sugestão é que concentrem todos os esforços em disponibilizar o melhor conteúdo possível. Essa sempre é a prioridade dos algoritmos.

Por onde começar a qualificar os conteúdos?

Nossa recomendação é que procurem especialistas em SEO, porque já estão por dentro do assunto. Também existe a opção de pesquisa sobre as orientações já publicadas pelo Google, que indicam como avaliar a qualidade de um conteúdo SEO

Temos abaixo uma lista de perguntas que pode ajudar você a analisar o material publicado no seu site e perceber se o mesmo está de acordo com as recomendações do Google:

Perguntas sobre o conteúdo e a qualidade 

  • Seu conteúdo contém informações, relatos, pesquisas ou análises originais?
  • Suas páginas tem uma descrição significativa, completa ou abrangente sobre o assunto disponibilizado?
  • O material apresenta análises relevantes, informações interessantes e originais?
  • Enquanto redigia o conteúdo tendo base em outras fontes, você simplesmente copiou e colou ou reescreveu todo o texto adicionando valor e originalidade ao material?
  • O cabeçalho e/ou o título da página exibem um resumo descritivo e útil do conteúdo?
  • Você evita o uso de termos exagerados ou chocantes no cabeçalho e/ou título da página?
  • Se não fosse o proprietário do site, é o tipo de página que você adicionaria aos favoritos, compartilharia com um amigo ou recomendaria a alguém?
  • Você considera que esse conteúdo poderia ser usado em uma revista, enciclopédia ou livro impresso?

Perguntas sobre o nível de especialização 

  • As informações apresentadas ao longo do seu conteúdo são confiáveis? Tem indicação da fonte? 
  • Existem evidências de conhecimento especializado e dados sobre o autor ou site da publicação (como links para uma página de apresentação)?
  • Ao pesquisar sobre o site que publica este conteúdo, ficaria com a impressão de que ele é confiável ou amplamente reconhecido como uma autoridade no assunto?
  • O material é escrito por um especialista ou entusiasta que comprovadamente conhece bem o tema (analistas/criadores de conteúdos)?
  • O conteúdo contém erros que podem ser facilmente verificados?

Perguntas sobre apresentação e produção 

  • Existem erros ortográficos ou problemas com o estilo de conteúdo?
  • O conteúdo foi bem produzido ou parece ter sido feito às pressas, sem muito cuidado?
  • O conteúdo é produzido em massa ou de maneira terceirizada por muitos criadores? 
  • As páginas do site com conteúdo tem uma quantidade excessiva de anúncios que distraem o usuário ou interferem no foco principal?
  • Essas páginas estão adaptadas corretamente para exibição em dispositivos móveis?

Perguntas comparativas 

  • Seu conteúdo oferece um valor significativo quando comparado a outras páginas nos resultados da pesquisa? Apresentam informações inéditas que podem solucionar o problema do leitor?
  • O conteúdo atende aos interesses dos visitantes do site, ou parece que o material só foi feito com o objetivo de melhorar a classificação da página nos mecanismos de pesquisa? 

Você pode ir além! Depois de refletir sobre essas perguntas, peça a opinião sincera de outras pessoas em quem você confia – dando preferência aos que não sejam vinculados ao seu site.

Recomendamos também que você faça uma auditoria sobre a queda de desempenho nas suas páginas, se for o caso. Para isso você pode contar com consultorias ou agências de marketing digital que podem fazer todo o trabalho do zero para você.

Dessa forma, será mais fácil identificar quais foram as páginas e quais tipos de pesquisa foram mais afetadas, porque é preciso ter acesso às ferramentas adequadas para analisar tais questões com precisão – além do entendimento sobre  como seu conteúdo é avaliado em relação às perguntas acima.

Como recuperar o desempenho de um site quando há queda após uma atualização do Google?

Embora não haja nenhuma ação específica ou padrão de demandas que precisam ser implementadas para atualizações básicas, é possível acompanhar a orientação e os conselhos acionáveis ​​que contribuem para o sucesso com a pesquisa em geral. 

Mas é importante frisar que seguir as orientações não é nenhuma garantia de que um site terá uma boa classificação para cada consulta desejada. Isso não é algo que o Google ou qualquer outro mecanismo de busca poderia garantir.

Qualquer consulta específica pode ter milhares de páginas ou outro conteúdo relevante de alguma forma. É impossível mostrar todos os conteúdos no topo dos resultados – afinal, existe uma única primeira posição! Além disso, não seria nada útil para os pesquisadores. Eles vão até um buscador de confiança e fazem pesquisas precisas porque esperam receber primeiro as informações mais úteis, sem perder tempo.

Seguindo as orientações básicas de atualização, proprietários de sites e criadores de conteúdo podem fazer com que o Google e o consumidor final entendam melhor quando eles realmente têm o conteúdo mais relevante e útil para exibir. 

Também é preciso pensar no conjunto da obra. Os sites precisam seguir as diretrizes de qualidade, precisam ser otimizados de acordo com as dicas do buscador e conter a ferramenta Search Console.

Quais são as diretrizes dos avaliadores de qualidade? 

Quer mais recursos para saber como criar conteúdo de qualidade? Então comemore, porque tem! Estamos falando sobre as diretrizes para avaliadores da qualidade da pesquisa. 

Os avaliadores são pessoas que informam se os algoritmos geram bons resultados. Isso ajuda a confirmar se as mudanças funcionam como o Google esperava. Mesmo que tenham essa função importante, os avaliadores da pesquisa não têm controle sobre a classificação das páginas e os dados coletados não são usados diretamente nos algoritmos de classificação. 

Na verdade, essas opiniões funcionam da mesma maneira que as avaliações de clientes que usam um determinado serviço. Servem para indicar se os sistemas do Google estão funcionando.

Todos os avaliadores são treinados para entender se o conteúdo tem um indicador E-A-T forte. Em português, isso significa que a publicação apresenta os requisitos de especialização, reconhecimento e confiança. 

Mas os critérios E-A-T são fatores de classificação?

Os sistemas automatizados usam uma combinação de vários indicadores diferentes para classificar a qualidade dos conteúdos. A intenção é fazer com que essa combinação alinhe o que os seres humanos considerariam um conteúdo excelente de acordo com os critérios E-A-T. Por isso, avaliar seu próprio conteúdo em termos de critérios E-A-T pode ajudar a alinhar conceitualmente os diferentes sinais que os sistemas do Google usam para classificar conteúdos.

Agora que entenderam quem são os avaliadores e qual o poder dedicado à eles, chegou a hora de saber que: quando os avaliadores classificam um conteúdo de boa qualidade, você pode ter uma base para melhorar o material publicado nas suas páginas. Com isso, talvez o desempenho delas nas posições do Google também pode melhorar.

Quanto tempo leva para recuperar o desempenho de um site depois de uma atualização do Google?

Uma pergunta comum após uma atualização principal é quanto tempo leva para recuperar o desempenho do site depois de implementar as melhorias propostas acima.

Essas atualizações costumam acontecer em um intervalo de alguns meses. É possível que a classificação do conteúdo afetado por uma dessas mudanças só volte ao nível anterior (se as melhorias forem feitas) quando a próxima atualização principal for lançada.

No entanto, os algoritmos de pesquisa são alterados constantemente, incluindo atualizações principais de menor escala. Quando lançadas, elas podem causar uma recuperação do desempenho do conteúdo.

Mais detalhes sobre atualização do Google: Não esqueça!

As melhorias feitas no site não garantem a recuperação de desempenho, nem a posição estática de páginas ou dos resultados da pesquisa. Se houver conteúdo de melhor qualidade, consequentemente, este terá melhor ranqueamento.

Além disso, é importante saber que os mecanismos de pesquisa como o Google não interpretam o conteúdo da mesma forma que os seres humanos. Em vez disso, procuram indicadores sobre o material e analisam a relação entre esses sinais e a maneira como os humanos avaliam a relevância. 

Um indicador bastante conhecido é a maneira como as páginas são vinculadas entre si (linkagem interna). No entanto, há muitos outros que não são divulgados para proteger a integridade de seus resultados.

Todas as atualizações principais são testadas antes da publicação. Isso inclui a coleta de feedback dos avaliadores de qualidade mencionados acima para analisar se a interpretação dos indicadores parece correta.

Obviamente, nenhuma melhoria feita é perfeita. É por isso que lançam tantas atualizações. Quanto mais feedback recebem, mais testes são feitos.

Com isso, talvez o desempenho do conteúdo volte a melhorar no futuro, mesmo que você não faça mudanças no site. Nessas situações, as melhorias contínuas podem levar a avaliações mais favoráveis. 

Tenha em mente que o SEO pode ser considerado como um trabalho de formigas. Demanda esforço, paciência, organização e determinação.

Conclusão: Tenha calma e não se desespere com as mudanças! Busque contar com especialistas para as ações feitas em seu site e concentre seus esforços no crescimento de sua empresa.

Se tiver interesse em se aprofundar ainda mais sobre o assunto, confira nosso conteúdo sobre a história do algoritmo do Google e saiba como isso impacta no SEO.