O que uma agência de SEO deve oferecer?

O que uma agência de SEO deve oferecer? 

Como a internet é a grande mediadora de quase todas as nossas relações – trabalho, vida social, estudos e consumo – investir em estratégias que garantam visibilidade no meio virtual é fundamental. 

Por isso, as agências de SEO são cada vez mais requisitadas para gerir a forma e o conteúdo de sites de diversas marcas e empresas, para que sejam cada vez mais acessados e se tornem relevantes. 

O Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que visa mapear o funcionamento dos algoritmos de ranqueamento dos mecanismos de pesquisa, principalmente do Google.

Em outras palavras, o SEO busca entender como as inteligências artificiais – responsáveis por determinar o posicionamento dos resultados de pesquisa pensam – para, então, encontrar modos de aparecer entre elas, seguindo esses critérios.

Isso é muito importante, uma vez que as páginas mais acessadas e relevantes figuram entre as primeiras posições e estar entre elas é sinônimo de sucesso e conteúdo de qualidade e confiança.  

Acontece que esses fatores mudam o tempo todo e, para que o resultado esteja dentro do esperado, é preciso estar atento a essas mudanças e trabalhar de acordo com elas. 

Essa tarefa não é simples, mas existem profissionais capacitados e preparados para fazer esse levantamento e atuar de acordo com o que foi aprendido nele.

Via de regra, esses especialistas atuam em agências de SEO, que prestam todo serviço necessário para que as páginas de seus clientes sejam bem ranqueadas e consigam mais visualizações, vendas e fechamento de negócios.

Mas você sabe o que essas agências oferecem? Abaixo, explicaremos com mais detalhes quais são as atribuições desses especialistas e como tudo isso contribuirá para a melhora de sua visibilidade no meio virtual.

Acompanhe e saiba mais!

Análises atentas e cuidadosas

Antes de iniciar qualquer planejamento, é preciso entender em qual solo estamos pisando. Ou seja: para traçar estratégias eficientes, é preciso saber qual a necessidade do cliente, seu nicho de atuação e também seus objetivos. 

A ideia aqui é entender se as ferramentas que a empresa tem à disposição no primeiro contato com a agência de SEO cumprem os pré-requisitos que os mecanismos de pesquisa reconhecem como adequados. 

Essa análise inicial, portanto, traduz a realidade e funciona como norteador dos passos seguintes, que podem ser a reformulação do site, produção de conteúdo interno, elaboração de estratégias de link building, entre outros. 

É a partir desse levantamento inicial de dados que será possível comparar resultados após a implementação das estratégias elaboradas para saber o que funcionou bem e o que não deu resultado. 

Também dentre os primeiros passos, é importante analisar a concorrência para entender qual seu posicionamento e quais estratégias foram adotadas para que esse resultado – seja bom ou ruim – tenha sido alcançado.

Elaboração de estratégias personalizadas

O clichê “cada caso é um caso” é uma grande realidade quando falamos de otimização para mecanismos de busca.

Cada página, marca e empresa tem uma realidade e, portanto, é importante pensar em estratégias individualizadas e que façam sentido dentro daquele contexto específico. 

Exemplificando, se um dos clientes tem um site excelente, mas produz conteúdos fracos, o foco precisa estar em melhorar essa produção. 

Se outro, por sua vez, tem ótimos textos, vídeos e fotos, mas baixa usabilidade em sua página, o foco precisa ser o ajuste dessas questões técnicas, que podem impactar – e muito – na hora do ranqueamento.

Perceba que, em cada uma das situações, o ponto de partida foi diferente, ainda que em ambas o objetivo final seja ter um bom posicionamento e converter os clicks recebidos em negócios fechados. 

Isso ocorre porque cada cliente está em um patamar e chegar com soluções prontas não leva a nada. 

Por isso, esteja atento: certifique-se de que sua agência de SEO desenvolve estratégias especialmente para você, tendo em vista o que funciona em seu meio de atuação, suas potencialidades e pontos a serem desenvolvidos. 

Soluções genéricas não surtem efeitos significativos e nem duradouros e podem fazer com que apenas haja gasto de dinheiro, sem que o resultado almejado seja plenamente alcançado.

Produção de conteúdo de qualidade 

Quando falamos de otimização para SEO, forma e conteúdo andam lado a lado. 

Além de estar atenta para que a página do cliente tenha boa usabilidade, com links bem redirecionados, URL amigável e estética adequada à identidade visual, a agência de SEO cuida da produção de conteúdos de qualidade e relevantes.

O tipo de conteúdo pode variar – textos para blogs, descrição de categorias, textos para sites parceiros, etc – mas sempre deve conter informações checadas, verdadeiras e que tenham a ver com o ramo de atuação da marca, sendo assim interessantes para o público.  

Mais do que isso, em meio a esse conteúdo é possível trabalhar com palavras-chave, aquelas que, quando digitadas no buscador, levam à página do seu negócio, geram acessos e, consequentemente, melhoram seu posicionamento. 

Viu só como tudo está interligado?

Acompanhamento por relatórios periódicos 

E por último, mas não menos importante, é indispensável ter como mensurar se os resultados desejados vêm sendo atingidos com as estratégias traçadas. 

Para isso, é fundamental que haja transparência entre a agência de SEO e o cliente, com elaboração de relatórios e reuniões mensais para discutir o que foi implementado e o que foi obtido a partir disso. 

Além de ser uma excelente ferramenta para analisar o retorno do que foi investido, esse tipo de acompanhamento estreita laços entre ambas as partes que, desse modo, podem trabalhar cada vez mais juntas e atingir resultados mais significativos. 

A ROI Mine oferece isso e muito mais: agência de SEO que você pode confiar!

Se você busca por uma agência de SEO de qualidade e confiança, conte com a ROI Mine. Somos especialistas em soluções em marketing digital, com time de SEO preparado e eficiente. 

Entre em contato e saiba mais!