5 razões para sua empresa investir em SEO agora mesmo!

O Google é um dos sites mais acessados na internet, está na barra de favoritos da grande maioria dos computadores e celulares do mundo todo. São mais de 3,8 milhões de pesquisas realizadas nesse buscador por minuto. 

Muitas empresas se questionam por que é necessário investir em SEO para ter sucesso na internet atualmente. Na realidade, basta olhar para os dados impressionantes e perceber a importância dessa estratégia. 

Mas, o que é SEO?

Search Engine Optimization (Otimização dos Motores de Busca) ou, como é mais conhecido, SEO, é um conjunto de técnicas que visa melhorar a posição dos sites nas páginas de busca – em especial, o Google.

Essa estratégia foi criada pelo próprio Google para organizar seus conteúdos e oferecer os melhores sites para os usuários. Isso porque existem 1,2 bilhão de sites na internet. 

Como o buscador consegue organizá-los e selecionar os que estarão nas primeiras páginas? Com os algoritmos, os famosos robôs do Google analisam a qualidade de cada uma das páginas registradas e selecionam as melhores. Tudo isso em questão de segundos, enquanto os resultados da pesquisa carregam.  

Se você ainda está se perguntando o que é SEO, podemos dizer que são técnicas que visam agradar esses algoritmos para que eles ranqueie melhor o site. 

A grande maioria dos usuários clicam nos sites da primeira página do Google. Raros são aqueles que continuam as buscas nas páginas 2,3,4 e assim por diante. Desta forma, estar nas primeiras posições de resultados do Google é importante para atrair mais clientes e cliques para as empresas.

Conheça a seguir as principais estratégias de SEO e quais as vantagens de investir nessa estratégia orgânica – ou seja, com resultados gratuitos, sem necessidade de aportes financeiros. Acompanhe! 

Quais as estratégias de SEO?

SEO é um conjunto de técnicas que visam agradar os algoritmos do Google. Essa estratégia é conhecida porque, diferentemente das demais de marketing digital, ela não é uma ação que vai atrás dos clientes. Muito pelo contrário, com SEO, os clientes vão até a empresa. 

São técnicas aplicadas no site para o Google ranqueá-lo melhor e deixá-lo entre as primeiras posições, o que deve dar mais chances de receber cliques, visitas e clientes.

As principais técnicas de SEO são: uso de palavras-chave, title, tag, URL, meta description, palavras otimizadas, layout responsivo, rápido, sem interferências, prático e ágil, criação de autoridade com link building, conteúdos otimizados e informativos, dentre outras.

Existe o SEO técnica que cuida da qualidade da estrutura do site – como o carregamento rápido, sem muitos pop-ups, anúncios e tudo que interfira a user experience. E o SEO voltado para conteúdo, que são os textos otimizados com palavras-chave, hiperlinks e os backlinks.

Tudo isso junto consegue trazer resultados incomparáveis para as empresas (como o aumento de vendas, reconhecimento da marca e ótimo retorno financeiro). Se ainda não se convencer, a seguir, explicaremos as principais vantagens do SEO.

 

SEO gera maior visibilidade para o site

Estudos indicam que mais de 50% das pessoas clicam apenas nos 3 primeiros resultados ao realizarem uma pesquisa. Cerca de 75% dos usuários ao menos passam para a página 2 de resultados.

Então, para ter resultados com pesquisa orgânica no Google é preciso estar pelo menos na primeira página. Para isso, SEO é a estratégia mais adequada, dado que coloca todas as orientações de qualidade do buscador em prática para agradar os robôs – que consequentemente, vão ranquear melhor sua página. 

Estar nas primeiras posições gera maior visibilidade para os sites. Consequentemente, com mais usuários vendo seus produtos e serviços, maior serão as chances de obter novos clientes. 

Além de passar a imagem de que seu site é melhor e mais confiável do que os outros que estão abaixo. 

Atração de tráfego qualificado

Além de te proporcionar mais acessos de forma geral, boas práticas de SEO são ótimas para as empresas conseguirem atingir o seu público-alvo de forma mais assertiva. 

Isso porque os usuários fazem buscas por palavras-chave semelhantes a do seu negócio e, por isso, já se interessam pelo serviço ou produto oferecido. Outro ponto é que a plataforma também leva em consideração o comportamento do usuário.

Então, analisa suas últimas pesquisas e páginas visitadas para entender o interesse do internauta. 

Assim a empresa pode ajustar conteúdos, palavras-chave e estratégias para direcionar ainda mais a página para aqueles que têm mais interesse no seu serviço/produto. 

Se tornará referência no seu segmento

Uma das estratégias de SEO são os backlinks. Essa técnica se dá por conseguir que outros sites publiquem conteúdos sobre o assunto da sua empresa, direcionando um link para seu site em alguma palavra-chave.

Desta forma, o Google entende que: se há diversos sites direcionando conteúdos para a sua página, significa que sua empresa é referência naquele assunto, uma verdadeira autoridade.

Desta forma, não apenas o Google, mas também os usuários enxergam a marca como uma referência no assunto. 

Em qual empresa você contrata um serviço: na que poucos conhecem ou na marca que é referência no tema?

Com certeza, na segunda opção. Então, esse é outro ponto positivo do SEO.

 

Como fazer SEO?

É possível fazer SEO por conta própria, porém, o mais recomendado é procurar por agências e profissionais que façam esse serviço para sua empresa. São diversas técnicas que exigem conhecimento e experiência.

É uma estratégia que pode mudar completamente o rumo do seu negócio.

SEO é uma técnica de médio e longo prazo, então, aposte nesse investimento com profissionais especializados na área. 

A ROI Mine oferece um time extremamente qualificado e especializado em SEO. Nossa equipe conta com jornalistas, analistas e muitos outros profissionais que caminharão juntos ao sucesso com seu negócio.