Marketing data-driven: conheça os 5 pilares

A grande quantidade de dados disponíveis na rede fez com que um padrão de qualidade fosse criado no mercado do marketing digital. Uma espécie de categorização entre profissionais que têm habilidades e expertise para o manejo de grande volumes de informações, vindas de múltiplos canais e plataformas, são capazes de analisar, fazer o cruzamento e interpretar possibilidades de melhorias para campanhas de anúncio e otimização de sites. Essa categorização trata-se das agências data-driven.

Estas, utilizam os dados como principais direcionadores para tomadas de decisões, segmentação por público-alvo e criação de campanhas Google Ads altamente focadas na experiência do consumidor.

A cultura data-driven é fundamentada em 5 pilares elementares, segundo o Google, que são: pessoas, processos, assets, dados e tecnologia.

Pessoas: equipe data-driven

As pessoas, que formam uma equipe data-driven, são profissionais de múltiplas áreas de conhecimento, desde cientistas de dados até profissionais altamente especializados em sistemas de informação – todos preparados para analisar e cruzar dados.

Processos

Os processos, na cultura data-driven, são caracterizados principalmente pela integração completa e pela acessibilidade na nuvem por todos os membros da equipe.

Dados: cultura data-driven

A cultura data-driven pode utilizar dados online e offline. O intuito é mapear todos os hábitos e preferências de clientes para que as estratégias alcancem sua máxima eficiência.

Gestão de Ativos Digitais – Assets

O gerenciamento de recursos digitais de uma empresa permite reduzir erros e tempo de execução. Um ponto sensível do trabalho dos assets corrige, por exemplo, carregamentos demorados de sites — um dos principais fatores que geram a dispersão de dados de clientes que abandonaram uma página pela demora no carregamento.

Tecnologia

Diversos estudos indicam que 95% dos brasileiros utilizam o Google para comparar empresas e serviços. Cerca de 60% passam de alguma forma pelo digital antes de fechar negócio. Mapear todas as informações, com a tecnologia adequada, permite conhecer a origem de tráfego e escolher o melhor canal e estratégia de marketing digital a seguir.

Engajar os consumidores de forma efetiva, de acordo com seus interesses, cria vínculos com a marca, ‘sentimentações’ positivas e ainda economiza tempo e dinheiro com o investimento certeiro em um marketing que funciona em 360º.

As estratégias do data-driven, com o uso de plataformas de Big Data Analytics, focam no que realmente interessa e aumentam o retorno sobre investimento em até 20%. Converse com a equipe ROI Mine e faça parte desta transformação digital!